sábado, 20 de fevereiro de 2010

Qual o Preço da Verdadeira Felicidade?

A Felicidade é uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento ou satisfação até à alegria intensa ou júbilo. A Felicidade tem ainda o significado de bem-estar ou paz interna. O oposto da felicidade é a tristeza. Em linguagem comum, quando se diz "estou feliz", está-se a utilizar o primeiro significado — o de emoção. Enquanto que se se diz "Sou Feliz", se está a utilizar o significado de bem-estar.

Por muitas vezes me perguntei, se é possível ser feliz. Se existe a "verdadeira felicidade". Em meio a imensidão das "não-respostas" a esta pergunta, comecei a questionar sobre o que é a felicidade e aonde encontrá-la.

Em uma certa vez, conversando com um grande amigo, comecei a reclamar da vida, falar dos problemas e percebi que quanto mais eu reclamava, mais me surgiam as dúvidas: "Por que isso acontece, por que tem que ser assim, por que comigo?", mas sempre perguntas sem resposta. Até que, tomei a decisão de não questionar mais, já que nunca tinha uma resposta mesmo. Foi quando entendi que não devemos perder tempo questionando a vida, mas sim vive-la!

E a felicidade é a mesma coisa. Claro que demorou muito tempo para perceber, digo até que faz apenas uma semana que compreendi o sentido da Verdadeira Felicidade. Nesta vida já passei por muitos lugares, não mais do que ninguém, mas acredito que o suficiente para toda ou parte da minha vida. Há alguns dias enquanto eu fazia um auto-exame de consciência, principalmente a respeito da Verdadeira Felicidade, me lembrei de vários momentos do meu passado quando eu bagunçava, saía para curtir com os amigos, beber, não se importava com os sentimentos alheios, etc; lembrei também que há tempos, ao recordar disso eu pensava "tempo bom, eu era Feliz e não sabia", e fui lembrando também da minha vida após este 'modo de vida que eu levava', me recordo também que em uma outra conversa com o meu amigo, disse a ele "cara, faz tempo que eu não sei o que é sofrer, nem ficar triste". Sim, por algum tempo eu havia me deparado com a verdadeira felicidade, mas de onde ela veio, como chegou, aonde está?

O momento em que me senti verdadeiramente feliz, foi exatamente o momento que deixei de questionar sobre a vida, deixei de reclamar e comecei em viver com mais harmonia comigo mesmo e acima de tudo, com Deus. Passei por uma fase ruim na vida, onde busquei minha salvação na igreja e lá estou até hoje, graças a Deus. Mas, olhando a minha volta e devido aos últimos acontecimentos que presenciei, mais uma vez tornei a me questionar. "Quanto custa a verdadeira Felicidade?". Me questionava por andar um tanto "cabisbaixo" e querendo me levantar, sem saber como. Então, há exatamente uma semana, na missa, o padre falava exatamente sobre isso. Ele dizia que a verdadeira felicidade está em fazer a vontade do Pai. Enquanto ele falava, as palavras entravam em meu coração e meus pensamentos viajavam novamente sobre minha vida passada, até que caí naquele ponto de quando disse que fazia tempo que não sabia o que era se sentir triste. Foi então que recordei que naquele momento em que me sentia tão feliz, era o momento exato em que eu comecei a minha caminhada com Cristo e colocava em prática as vontades do Pai, isso me dava uma paz enorme de espírito e uma satisfação inexplicável. Esse foi o preço da minha Verdadeira Felicidade, fazer a vontade do Pai. E além de ter pago com muito gosto, fui muito bem gratificado.

Mas, o que me indigna, é a forma como muitas pessoas buscam a sua felicidade, procurando nos caminhos mais incertos e talvez obscuros. Buscam a felicidade no álcool, nas drogas, em shows, prostituição, casas noturnas. Existe uma grande diferença entre Felicidade e Prazer. Tudo aquilo que dura apenas um momento, é Prazer. Tudo aquilo que explode no peito e se espalha nas pessoas a sua volta e dura uma eternidade, é Felicidade. Estando alcoolizado, drogado, dentro de um show ou algo do tipo; por mais que esteja se sentindo feliz neste momento, vai durar apenas enquanto o efeito tiver sobre a pessoa, depois então o prazer vai embora e em seguida vem as mágoas, tristezas, ressaca moral, depressão, consequencias, arrependimentos. Será que estas pessoas são realmente felizes? Este é um método que muitos utilizam para preencher algum vazio que tem dentro de si ou até mesmo para se esconder do seu próprio Eu, ou então, para 'fugir' do seu sofrimento. Mas o que eles não sabem, é que é necessário sofrer para alcançar a Feliciade.

"Sofrer é Crescer... Quem tenta fugir do sofrimento, tende ao absurdo e se distancia da própria Felicidade..."

Não podemos escapar do nosso Eu, mas podemos encontrá-lo.

Por muitas vezes, eu briguei dentro da minha casa e fui buscar refúgio na rua, com os "amigos" e o que mais encontrasse pela frente. Sempre achei algo, claro. O mundo tem muito há oferecer, mas nada do que achei me fez progredir na vida, ao contrário, apenas decair e correr o risco de perder o que tinha de mais valioso. E no momento em que eu mais precisei, tudo aquilo que eu deixei de lado para ir "curtir os prazeres da vida" foram os únicos que estavam do meu lado me reerguendo. A minha FAMÍLIA, meu bem mais Precioso. E o mais incrível, é que foi do lado deles, que passei os momentos mais FELIZES e não na rua, como eu procurava e como muitos fazem. E então eu descobri que a Felicidade não está lá fora, não está no mundo, mas sim dentro de nós mesmos. E junto com a minha família, foi quando eu me reencontrei. Fomos feito a imagem e semelhança de Deus. Jesus Cristo está no coração, no rosto de cada um de nós. Porque procurar la fora? Apenas olhe para dentro de si.

Algo muito importante que aprendi também e levo na minha vida à fora. É que, independente de qualquer circunstancia e qualquer situação, sempre teremos o direito de fazermos nossas escolhas. Se não pudermos escolher como vai acontecer determinado fato, podemos pelo menos escolher como reagirmos a ele. Talvez não possamos escolher os acontecimentos, mas sempre poderemos escolher nossas emoções. Podemos escolher entre desistir ou ir a luta, escolher entre ficar caído no chão ou se levantar e seguir em frente, reclamar por não ter conseguido ou agradecer por ter mais Hoje para recomeçar. Podemos também escolher passar o resto de nossas vidas tristes, ou buscar a Verdadeira Felicidade. Em que você acredita hoje, qual será a sua escolha a partir de agora? Como falei antes, tudo na vida tem um preço, até mesmo a felicidade e os prazeres da vida (álcool, drogas, shows, farras, etc). Mas a Verdadeira Felicidade está em fazer a vontade do Pai, e a maior vontade dEle é que amemos uns aos outros, assim como Jesus nos amou.

Então agora pense consigo mesmo e responda francamente: Quanto você paga pela SUA felicidade? Se você for realmente Feliz...

Este texto, de forma indireta, vai de encontro com um outro que escrevi. Leia também:
Você realmente ama alguém?

Abraços,
Renato Cunha.


"Deixe Deus trabalhar em seu jovem coração e fazer de você uma pessoa nova. Você tem todas as condições de que precisa para ser Feliz. Nada que está fora de você poderá fazê-lo Feliz. A felicidade vem de dentro, na medida em que você tem a coragem de tirar as suas máscaras e se deixar amar por Deus."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique avontade em comentar... mas cuidado com os comentários heim? rs