sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Você realmente ama alguém?

Para muitas pessoas é muito fácil dizer que ama alguém. Mas o difícil mesmo é compreender o que é o amor.

Os mais jovens se deparam a tão indesejada ilusão, se vêem numa situação excitante, desejam que não acabe tão cedo, acabam se iludindo e muitas vezes, confundem isso com o amor. Na verdade, todo mundo é assim, alguns mais, outros menos. Mas poucos reconhecem o verdadeiro sentido de amar.

Ficamos com alguma pessoa, porque gostamos de ficar com ela, gostamos de estar ao lado dela e, mais ainda, amamos ela. Mas não amamos da forma que muitos pensam.

Para a maioria das pessoas, amar é gostar profundamente de uma pessoa, a ponto de dar a vida a esta pessoa. Mas acredito que não seja este o sentido real do “Amor”. Uso como exemplo Jesus Cristo. Para mim não tem exemplo mais belo de amor, dar a própria vida para nos salvar. Mas muitos se perguntam “que amor é esse?”. Jesus Cristo não só deu a vida por amor, mas nos ensinou que devemos amar o próximo como a ti mesmo e amar também nossos inimigos. Como posso amar alguém que não conheço? Como posso amar alguém que de alguma forma tenta me fazer mal? Com estas definições compreendi o verdadeiro sentido do amor. Talvez exista realmente algum sentimento forte por outra pessoa a ponto de nos levar a loucura. Mas o verdadeiro amor é a junção de bons comportamentos.

É isso mesmo, bons comportamentos. Acredito que amar, acima de tudo, é ter:

Paciência - mostrar autocontrole;
Bondade – dar atenção, apreciação, incentivo;
Humildade – ser autêntico, sem pretensão, orgulho ou arrogância;
Respeito – tratar as pessoas como se fossem importantes;
Abnegação – satisfazer as necessidades dos outros;
Perdão – desistir de ressentimento quando enganado;
Honestidade – ser livre de engano;
Compromisso – ater-se às duas escolhas.


Tudo isso pode parecer bobagem para algumas pessoas, mas pare e pense consigo mesmo. Muitas pessoas dizem firmemente que amam seu parceiro, mas ficam em haver com o respeito, quase sempre falta bondade, humildade, abnegação, etc.

Creio que seja fundamental em um relacionamento ter paciência, mesmo porque em um relacionamento, os problemas são divididos e mesmo assim, acabam sendo maiores individualmente. Por isso precisamos um pouco mais de autocontrole para superar determinadas situações compreender as pessoas.

A bondade é sempre bem-vinda em todas as ocasiões em todos os lugares, principalmente dentro de um relacionamento. Se eu não for bondoso com a minha parceira, qual prazer ela terá em estar ao meu lado? É preciso dar para receber.

A humildade deve existir em todo momento, seja fora ou dentro de um relacionamento, mas o que acontece em muitos casos é que quando se inicia um relacionamento, começa a faltar humildade. Já vi também muitos casos, em que pessoas são humildes com pessoas desconhecidas que passam pelas ruas, as tratam com muita educação, atenção e gentileza, mas dentro de casa, em seu relacionamento, trata seu parceiro (a) ou familiar com arrogância, ignorância, sem a menor humildade. Isso é um tipo de coisa que acontece frequentemente na sociedade, todos negam, ou talvez nem percebam que façam, mas é a dura realidade.

Respeite, para ser respeitado. É incrível como a maioria da população dizem isto, mas muitos não fazem o mínimo esforço para cumprir isto. Para muitas pessoas respeito é um relacionamento, é simplesmente não trair, mesmo assim alguns acabam por fazer. Isso se baseia também, na falta de todas as outras coisas que citei acima. Seu eu não for humildade, bondoso e/ou não tiver paciência com a pessoa que está ao meu lado, que convive comigo, de que forma eu irei respeitar ela? Respeito não é simplesmente não trair, mas começa a partir de uma simples mentira, há uma grande enganação. Acho que não existe falta de respeito maior, do que você despertar um sentimento de uma pessoa por diversão, ou pior, despertar o respeito de uma pessoa por você e, você não respeitá-la da mesma forma. Mesmo porque você não estaria desrespeitando apenas a outra pessoa, mas também a si mesmo. E se você não se respeitar, quem vai te respeitar?

Ter abnegação, não é simplesmente satisfazer uma pessoa em tudo que ela gostaria, mas sim, satisfazê-la naquilo que ela realmente necessita. Quando você faz simplesmente o que uma pessoa quer, você não estará sendo sincero, inconscientemente estará desrespeitando essa pessoa, porque a partir daí, ela estará perdendo o sabor e a vontade de lutar pelo que ela realmente necessita, talvez até desperte um pouco de ambição e orgulho excessivo, e isso só faz mal as pessoas. Fazer aquilo que ela necessita, passa a ser o nosso dever, quando iniciamos um relacionamento, porque a partir do momento que cativamos uma pessoa, tornamo-nos responsável por ela.

Todas as pessoas cometem pecados, cometem erros, faz parte do jogo da vida. Mas quando cometem tais erros ou pecados conosco, somos realmente capazes de perdoar ou simplesmente dizemos da boca para fora que sim? É claro que tudo tem seu limite, mas o perdão é essencial e nunca é demais. Não precisamos desperdiçar nossas vidas com alguém que só nos faz mal, mas também não podemos condená-la. Assim como me disse uma vez, um grande amigo meu, “quem muito abaixa, mostra a bunda”, mas perdoar não é se abaixar, mas mostrar que você está livre de ressentimentos para com aquela pessoa, pois assim como ela, você também é ser humano e também comete pecados, e se você não puder perdoar alguém, quem irá perdoar você?

Honestidade, acima de tudo, você precisa ser honesto consigo mesmo, livrar-se de todos os enganos, até mesmo aquilo em que você próprio se engana e, muitas vezes nem percebe. Somente assim conseguirá ser honesto com o próximo.

Você tem a responsabilidade de assumir o compromisso com alguém? E quando assumir esse compromisso conseguirá cumprir? Irá ter paciência com essa pessoa, vai ser bondoso, humildade, terá respeito, abnegação, poderá perdoar e ser honesto com ela? Assuma suas responsabilidades, cumpra com seus compromissos, isso é o mínimo e tudo que você tem nas mãos, não desperdice.

Agora pare, analise tudo que você acabou de ler e pense: “Será que tudo isso vale a pena?” Muitas pessoas acreditam firmemente que não, nem os faz, pensando nisso. Mas não foi exatamente isso que nosso Senhor Jesus Cristo ensinou, e aqueles que seguirem o ensinamento dele, com certeza terão sua recompensa e ótimos resultados.

Serviço e Sacrifício – Pôr de lado suas vontades e necessidades; buscar o maior bem para os outros.

Você consegue ver alguma recompensa nisso? É capaz de perceber o resultado positivo que encontra nisso? Qual a vantagem em colocar nossas vontades e necessidades de lado, para buscar o bem dos outros? Antes mesmo de responder para si mesmo, pense novamente. O que, ou quem, você é sozinho? Você é capaz de viver sozinho neste mundo imenso cheio de armadilhas, amor e ódio? Se você não puder fazer o bem à alguém, ninguém poderá fazer o bem a você, aí então, você realmente estará sozinho.

Ame, ame acima de tudo. Ame o próximo como a ti mesmo, ame também seus inimigos. Sem amor, ninguém nada seria.

Renato Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique avontade em comentar... mas cuidado com os comentários heim? rs